Biodanza
Image


O que é a Biodanza


"Biodanza é a Poética do encontro humano"
(Rolando Toro)



Rolando Toro e Fernanda Pinto - Lisboa, 2010
Rolando Toro e Fernanda Pinto
Lisboa, 2010

Biodanza® é um sistema que estimula o desenvolvimento humano através de vivências integrativas induzidas pela música e pela dança.

Nas palavras do seu criador, Rolando Toro, a Biodanza é "um sistema de desenvolvimento humano, renovação orgânica, integração afectiva e reaprendizagem das funções originárias de vida" (Toro, 2002, p.33).

Compõe-se de um conjunto de exercícios e músicas organizado segundo o modelo teórico de Biodanza, com o objectivo de elevar o nível de saúde, desenvolver a comunicação, estimular a criatividade – como expressão artística e renovação existencial.

Através da dança, de exercícios de comunicação em grupo e de vivências integradoras, o sistema de Biodanza facilita o desenvolvimento e expressão dos potenciais humanos, cuja integração plena resulta em saúde , alegria e bem-estar! (Sarpe, 2011)

De uma forma lúdica, divertida, através de jogos e danças acompanhados da música, cada participante vai-se auto conhecendo e revelando a sua identidade.

É um convite à alegria de viver, ao prazer de dançar e aprender a conviver.

Não existem danças coreografadas, cada pessoa está convidada a descobrir suas próprias respostas vitais e a conduzir sua forma de expressão e de ação.​

"A Biodanza não é somente um conjunto de exercícios com músicas ou um sistema convencional de expressão das emoções, mas sim, uma nova visão da Vida, um processo de desenvolvimento humano, de integração da identidade, de transformações internas e desenvolvimento das potencialidades humanas. Trata-se de aprender a "dançar a vida" e descobrir o "prazer de viver"."
(Rolando Toro, Criador do Sistema Biodanza)

Logo da Biodanza - Sistema Rolando Toro

Benefícios da Biodanza


Integração motora: ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos.
Auto-regulação sistémica, equilíbrio neurovegetativo, eliminação de sintomas psicossomáticos.
• Aumento de energia vital, vontade de viver e disposição para a acção.
• Integração entre o pensamento, sentimento e acção.
• Expressão da criatividade e das emoções.
• Promove a convivência, fortalecendo vínculos e a capacidade de nos relacionarmos de forma mais afectiva.
• Desenvolvimento de uma
ecologia humana.


B
iodanza é o prazer de Dançar a VIDA!

"A dança, assim como o canto e o grito, é uma das condições inatas do ser humano. O primeiro conhecimento do mundo, anterior à palavra, é aquele que chega a cada um de nós pelo meio do movimento. No sentido original, a dança surge das profundezas do ser humano: é movimento de vida, de intimidade; é impulso de união à espécie."
(Rolando Toro, Criador do Sistema Biodanza)



Experimenta dançar uma aula aberta com o grupo da Biodanza - Fernanda e Nuno!




Biodanza - Fernanda e Nuno no Google+
Biodanza - Fernanda e Nuno
no Google+




Contactos  |  Mapa do Site



Image
Image
image