Biodanza
Image


Biodanza para Crianças em Lisboa (Quintas-Feiras)


Grupo Regular de Crianças


Aulas de Biodanza em Lisboa, às
quintas-feiras

Horário: 18H00 às 18H45

Galeria Misturado

Rua José Estêvão, 45-B
1150-203 Lisboa


Coordenadas GPS: N 38° 43'  44.0184'', W 9° 8'  15.726''  Ver Mapa de Acesso

Neste Grupo Regular, a próxima aula ocorrerá no dia 1 de Dezembro de 2022.

Facilitadoras: Didatas Fernanda Pinto e Rosarinho Carvalho

 
Facilitadoras Didatas Fernanda Pinto e Rosarinho Carvalho

Facilitadoras Didatas de Biodanza Fernanda Pinto e Rosarinho Carvalho
Grupo Regular de Crianças de Lisboa



Biodanzakids


Aulas de Biodanza para Crianças dos 3 aos 10 Anos

Biodanzakids - Biodanza para Crianças
Biodanzakids - Aulas de Biodanza para Crianças
Facilitadoras Didatas de Biodanza Fernanda Pinto e Rosarinho Carvalho


A Ação da Biodanza nas Crianças

 

 

A Biodanza propõe reforçar a capacidade natural da vida. As danças e os exercícios criam um espaço para entrarmos em contacto com as nossas riquezas interiores e potenciá-las. Convidam-nos a reaprender as funções originais da vida e reforçar as nossas potencialidades. Não é um conjunto de músicas e danças, é uma dinâmica que permite sentir e exprimir emoções...

A aula de Biodanza cria um espaço em que cada criança possa entrar em contacto com o seu mundo interior e desenvolvê-lo.

A prática de Biodanza permite: aumentar a autoconfiança, a autoestima e a concentração; desenvolver a expressão, gestão das emoções e fortalecer a comunicação afetiva na família.

 

Os exercícios de Biodanza vão estimular o desenvolvimento de todos os potenciais.

 

Vitalidade: energia e alegria de viver, coordenação motora, regulação do equilíbrio atividade-repouso.

Criatividade: descobrir e explorar novas formas de expressão, através da música e do movimento.

Curiosidade: criar a diferença, a unicidade a partir das suas riquezas interiores e da sua história de vida. É modelar a sua existência de acordo com as suas próprias necessidades e em profunda empatia com os outros e com o universo.


Afetividade:
capacidade de partilhar uma comunicação sensível consigo, com o outro, com o grupo, com a natureza. Instinto gregário, amar e ser amado, proteger e ser protegido. A identificação com os outros, sentir o outro, escutar o outro...empatia...feedback.

 

A sessão de Biodanza tem por objetivo criar um espaço em que cada criança possa entrar em contacto com as suas riquezas interiores e desenvolvê-las.

A prática regular de Biodanza permite obter os seguintes resultados (Pinto, 2016):

 

 Aumento da autoconfiança e da autoestima.

 Ultrapassar inibições e timidez.

 Aumento da capacidade de se concentrar.

 Crescer saudável e sem medos.

 Melhoria do esquema corporal.

 Saber o que é bom ou mau para si próprio.

 Melhorar a capacidade de expressão das emoções e a capacidade de as gerir.

 Harmonização entre os sentimentos, os pensamentos e as ações.

 Uma melhor comunicação afetiva na família e na escola.

 

A criança está em processo de formação da sua identidade, perceção de si mesma e do outro. É neste momento que as suas vivências são de importância fundamental para a construção do seu percurso de vida e de como o vai viver. Cada mudança, cada situação têm de ser acompanhadas com cuidado, proteção e amor para não criar inseguranças.

 

De uma forma lúdica, divertida, através de jogos e danças acompanhados da música, a criança vai-se conhecendo e revelando a sua identidade num ambiente enriquecedor e afetivo, que promove a expressão.

 


Clique aqui para mais informações e inscrições



KidzDanza - Biodanza para Crianças está no Facebook
Biodanza Fernanda Pinto
no Facebook





Biodanza para Crianças


A
Biodanza é um sistema que favorece o desenvolvimento humano através de vivências integrativas induzidas pela música e pela dança. É um processo de integração da identidade humana e que busca a expressão, o vínculo, a nutrição afetiva e a criatividade; o contato consigo mesmo, com os outros... a comunicação afetiva com tudo o que nos rodeia.

Através da dança, de exercícios de comunicação em grupo e de vivências integradoras, o sistema de Biodanza facilita o desenvolvimento e expressão dos potenciais humanos, cuja integração plena resulta em saúde, alegria e bem-estar! (Sarpe, 2011)

"Aquilo que distingue realmente a criança de tudo o resto que é vivo no universo é capacidade enorme de sua absorção no jogo. A capacidade enorme de imaginar que as coisas efetivamente estão surgindo como ao toque mágico de uma vara de fada e fazer que perante isto o tempo não exista. O milagre que uma criança faz quotidianamente é aquele milagre de conseguir que o tempo desapareça de sua vida na realidade" (Agostinho da Silva, Textos Pedagógicos, p. 24)



Aula de Biodanza com crianças em Lisboa
Aula de Biodanza com crianças em Lisboa

"Nada mais sério do que uma criança brincando!" (Winnicott), através do jogo a criança apreende o mundo que a rodeia... através do jogo podemos mergulhar no mundo da criança e permitir que ela se revele ao mundo. Esse potencial emergente na criança através da Biodanza é desenvolvido e incorporado na vida quotidiana.

As aulas acontecem de uma forma lúdica, divertida, potenciando essa capacidade de se envolver no jogo, no brincar, através de jogos e danças acompanhados da música, a criança vai-se auto conhecendo e revelando a sua identidade. Vai poder experimentar-se na relação consigo, com o outro, com o grupo, com tudo o que a rodeia... vai poder explorar suas potencialidades sem julgamento ou crítica. Os exercícios e as danças propostas numa aula de Biodanza vão estimular o desenvolvimento de todos os potenciais da criança.​​​ E poderá florescer uma criança saudável, com vitalidade, nutrida, aprendendo a desenvolver relações saudáveis, expressando-se e integrando a harmonia entre o pensar, o sentir e o agir. A aula de Biodanza é um espaço para a criança ser...

A aula de Biodanza tem por objectivo criar um espaço, em que cada criança possa entrar em contacto com as suas riquezas interiores e desenvolvê-las.

As potencialidades de cada criança, contidas no seu código genético só se expressam se encontrarem no ambiente as condições apropriadas.

No grupo de Biodanza a criança é valorizada pelo que é, pela sua presença, o seu ser e não só pelo que faz.

Os exercícios de Biodanza para crianças estão estruturados com o objectivo de desenvolver quatro padrões de respostas fundamentais da criança:
1. Motor: coordenação, fluidez, elasticidade;
2. Afetivo: sentimento de afeto, solidariedade, companheirismo, sensibilidade, comunicação;
3. Sensitivo: capacidade de aprender formas, texturas, movimentos, equilíbrio;
4. Cognitivo: amplitude para estabelecer relações, mediante a informação dada pelos sentidos, melhorar a capacidade de concentração e de focagem.
O objectivo é o desenvolvimento pleno do ser humano e das suas potencialidades!
Cada criança está convidada a descobrir suas próprias respostas vitais e a conduzir a sua forma de expressão e de acção.

A Biodanza é um convite à alegria de viver, ao prazer de dançar, ao aprender a conviver, a comunicar de forma integrada e saudável, respeitando-se e respeitando o outro, o que é seguramente uma mais-valia dentro do espaço escolar.




   

Biodanza - Fernanda Pinto (Sistema Rolando Toro)


"Precisamos levar adiante a maior tarefa que pode abarcar a nossa existência: devolver ao mundo a sacralidade da vida!"
(Rolando Toro, Criador do Sistema Biodanza)





Contactos  |  Mapa do Site



Image
Image
image
Positive SSL