Educação Biocêntrica
Educação Biocêntrica e Cultura
Biocêntrica - Uma mudança de paradigma
" A educação biocêntrica é uma teoria que coloca a vida como
centralidade ética, ecológica e educativa. O objetivo é semear o processo de
formação humana que desenvolva os potenciais criativos, a liberdade
intelectual e a singularidade das aptidões"
(Elisa Gonsalves)

O Sistema Biodanza como mediação
entre a educação tradicional e a proposta biocêntrica
A Educação Biocêntrica tem como fundamento o respeito e a vida no centro das
ciências humanas. Este princípio inspira-se no facto de todo o Universo
estar organizado em função da vida.
“A
Educação contemporânea, em quase todo o Ocidente, não cumpre a sua tarefa de
entregar ao individuo pautas internas de desenvolvimento. Não desperta nele
os germens naturais de vitalidade, nem os valores do íntimo. Não desenvolve
potenciais criativos, a liberdade intelectual, nem a singularidade das
aptidões. Não fomenta o esplendor das relações humanas. A educação actual
tende a produzir a adaptação servil ao establishment”
(Toro,1991).
É neste olhar sobre
a situação da educação contemporânea que Rolando Toro propõe um paradigma centrado
na vida e uma educação que possíbilite trazer a vida, o afecto, para o
contexto escolar. Ao orientar o comportamento humano (o nosso posicionamento
no mundo) através da ética do amor à vida, a Educação Biocêntrica realiza um
projeto de transformação social, na medida em que esta penetra nos sistemas
de ensino, possibilitando à sociedade uma reaprendizagem do cuidado a ter
com a vida, em todas as suas manifestações.
A conexão com o Princípio Biocêntrico permite experimentar uma vinculação
profunda com a natureza e com todas as formas de vida, defender a qualidade
da educação através de uma ação ecológica, protegendo e cuidando do meio
ambiente. Uma educação centrada neste princípio apresenta uma nova conceção
da cultura fomentando e defendendo o respeito à vida, a todas as formas de
vida...
A afetividade é o eixo central sobre o qual a Educação Biocêntrica e o
Sistema Biodanza fundamentam todos os processos do desenvolvimento humano,
estimulando a recuperação da unidade perdida entre o homem e a natureza.
Desenvolver a inteligência afetiva implica fortalecer um nível profundo de
consciência com consequências éticas.
A Educação Biocêntrica propõe-se a fazer, a nível mundial, uma inserção da
afetividade no processo de ensino-aprendizagem, procurando recuperar os
valores humanos “saudáveis” em prol de uma
transformação social profunda:
"A
única possibilidade de sobrevivência da nossa espécie, nesta carreira
autodestrutiva, é a adopção de uma educação que se proponha o
restabelecimento da afetividade. Este é o objetivo da Educação Biocêntrica,
que as crianças não cresçam neste contexto de violência e de valores
alienados, mas sim, que cresçam no companheirismo, no respeito aos irmãos,
com criatividade, na amizade, na compaixão e no respeito à natureza".
(Toro,
Informativo Biodanza, nº1, Brasília, maio de 2001,p.7)
Sem abandonar as conquistas da educação tradicional e do desenvolvimento
tecnocientífico, a Educação Biocêntrica rompe com a supervalorização da
racionalidade, valorizando a inteligência afetiva, as sensações corporais, a
expressão, o contacto e o valor cenestésico do movimento.
A aprendizagem é o resultado do conhecimento (epistemologia) e da vivência
(ontologia). Enquanto a educação tradicional promove a padronização das
pessoas, a Educação Biocêntrica reforça a liberdade do ser criativo; a
tradicional elege os valores competitivos, o poder, a auto-suficiência; a
Biocêntrica faz um convite à solidariedade, à construção coletiva, ao amor
indiferenciado. Esta forma de educar promove o fim das dicotomias culturais,
de uma fragmentação entre a mente e o corpo, o sagrado e o profano, o
indivíduo e a sociedade, interior e exterior, natureza e cultura,
desenvolvendo a integração destas dimensões que fazem parte da Vida como um
Todo.
"A
Biodança aplicada como mediação, em espaços educativos escolares e
não-escolares, pode ser uma ferramenta poderosa para a reestruturação da
afetividade e para o desenvolvimento da consciência ética. Ao estimular a
expressão da identidade e o desenvolvimento dos potenciais de vitalidade,
sexualidade, criatividade,afetividade e transcendência, a Biodança estimula
a vida que há na escola."
(Gonsalves (s/d), p.5).
Desenvolver uma acção capaz de transformar a sociedade desigual numa
sociedade solidária, biocêntrica é o propósito da Educação Biocêntrica.
A educação precisa ser realizada com amor, para o amor e a partir do amor, a
partir do seu potencial social e político.
A pedagogia do amor indica a imagem do individuo relacional e, portanto, uma
vinculação solidária com o outro, que implica um exercício permanente de
cuidar, pessoal, social e politicamente.
As condições culturais, sociais e económicas da atualidade são anti vida,
cabe instaurar uma nova configuração social, restabelecendo, em cada
instante, movimentos que sejam nutritivos para a vida, sendo a família e o
ambiente escolar espaços privilegiados para aprender a viver.
"Não
se aprende solidariedade, amor e ética apenas lendo livros. É
preciso ser solidário para saber o que é solidariedade"
(Elisa Gonsalves)
"Educar corresponde, primeiramente, à descoberta de possibilidades humanas
por estar no mundo. (...) À Educação Biocêntrica cabe resgatar todos os
sentidos: visão do mundo, cheiro do mundo, gosto do mundo, toque do mundo,
sons do mundo!" (Gonsalves, Elisa; Lima, Sinfrónio in Educação
Biocêntrica, Educação Selvagem: a contribuição de Rolando Toro) E a
Biodanza, enquanto sistema mediador pode facilitar a incorporação da
Educação Biocêntrica na escola.
"A biodanza nasceu no coração de um educador
preocupado em formar pessoas saudáveis e felizes"
(Elisa Gonsalves)
A Educação Biocêntrica não acontece através de uma imposição de conceitos,
de vivências, ou de conteúdos, porque ela não é objeto de decretos ou leis,
mas sim uma expressão da vontade mais íntima de cada pessoa e o seu poder de
se tornar coletiva. Este processo inicia-se com pequenos passos, pequenos
gestos. (Gonsalves, 2009). Igualmente se salienta que
"Os materiais da educação não estão cerrados em salas, confinados em escolas
ou quaisquer instituições. Os materiais da educação não se prendem a locais
fixamente determinados; eles não se deixam aprisionar, circulam em
diferentes espaços e tempos, das formas mais variadas e por vezes
inesperadas. Os materiais da educação só podem ser buscados na VIDA em que
vivemos. (…)
Dar ao espaço educativo a forma de uma escola-universo!"
(Gonsalves, 2009)
 Rolando Toro Criador do Sistema Biodanza
A crítica tecida por Rolando Toro face à forma como tem sido desenvolvida a
Educação ao longo dos últimos séculos assenta na necessidade de se mudar o
enfoque em contexto escolar, dando espaço à expressão da afetividade,
potenciando o contacto com o sentir, o que permite estruturar uma
aprendizagem em que os laços afetivos e vínculos se fazem presentes: "Las
propuestas de la educación están absolutamente desorientadas. La filosofía
de la educación está en crisis -y siempre lo ha estado- por eso el mundo
está como está". Se oye decir: "los fines de la educación son preparar a los
niños para los grandes desafíos del tercer milenio". (...) Lo que les quiero
decir es que el punto de partida de la educación tiene que ser la
reestructuración afectiva. Y que para ello es necesario introducir -como
mediación- la Biodanza"
(RolandoToro, in Biodanza y Educatión)
Como reforça Elisa Gonsalves: "Para criar
relações de vida é preciso vivê-las e não esperá-las; para amar é preciso
sentir e não imaginar." Enquanto mediadora, a Biodanza pode, nos espaços
educativos, fazer florescer os potenciais genéticos, que constituem o
fundamento vivente de cada ser. Nos espaços educativos escolares e
não-escolares, pode ser uma ferramenta que permite a reestruturação da
afetividade. Ao estimular a expressão da identidade e o desenvolvimento dos
potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e
transcendência, a Biodanza estimula a vida que há no espaço escolar.
Rolando Toro define 5 elementos que constituem a base da
Educação Biocêntrica:
"1.
A Educação Biocêntrica se fundamenta no paradigma das ciências humanas: o
princípio biocêntrico.
2. O Princípio Biocêntrico põe sua prioridade absoluta nas ações que
permitem a conservação e evolução da vida,
estimulando a expressão dos instintos e o desenvolvimento afetivo
(...).
3. Metodologicamente utiliza
o Sistema Biodanza como mediação
entre a educação tradicional e a proposta biocêntrica. Isto significa
incorporar os novos conteúdos programáticos à prática educativa e à
metodologia.
4. Os fatores ambientais constituem os
ecofatores
de integração com a natureza e com o semelhante. Os ecofatores se organizam
em torno do amor, da natureza, da sacralidade da vida e do amor ao
semelhante.
5. Os
conteúdos
são: expressão da identidade (potenciais genéticos); renovação orgânica;
harmonização do inconsciente vital; afetividade integrada; criatividade,
inovação existencial e artística; expansão da consciência (ética); percepção
da unidade cósmica; desenvolvimento da inteligência afetiva e da razão
crítica; prazer de viver."
Referências Bibliográficas:
Flores, Feliciano Edi Vieira (Org.) (2006). Educação Biocêntrica:
aprendizagem visceral e integração afetiva.
Porto Alegre: Editora
EVANGRAF,
Lda.
Gonsalves, Elisa & Lima, Sinfronio (s/d). Educação Biocêntrica, Educação
Selvagem: a contribuição de Rolando Toro. in
www.lauryoliveira.com/files/educ.pdf.
data da captura 10-02-2014.
Sarpe, António (2010). Educação Biocêntrica: uma pedagogia para a vida.
Comunicação apresentada na ESE Almeida Garrett, Lisboa, 10 de janeiro.
Toro, Rolando. Informativo Biodanza, nº1, Brasília, maio de 2001,p.7
Toro, Rolando
(2002). Biodanza. São Paulo: Editora Olavobrás / Escola Paulista de
Biodanza.
Toro, Rolando Araneda (s/d). Biodanza y Educatión. Pensamento
Biocêntrico, Revista Electrônica, edição nº 6. In http://www.pensamentobiocentrico.com.br/content/ed06_art04.php
data da captura: 19-03-2014
Toro, Rolando Araneda (s/d). Educación Biocêntrica. Palabras de Clausura.
Pensamento Biocêntrico. Revista Electrônica, edição nº 6.
In
http://www.pensamentobiocentrico.com.br/content/ed06_art05.php
data da captura: 19-03-2014 Wagner, Cezar (s/d). Conceituando Educação Biocêntrica. Documento
policopiado.
Monografia:
Dançar a Vida na Escola: A
Biodanza enquanto instrumento e mediador da introdução da Educação
Biocêntrica em contexto escolar
Livro:
Dançar a Vida na Escola
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